top of page
  • Foto do escritorBruno Akio R. Matsumura

Dor na articulação acromioclavicular

Osteoartite da acromioclavicular / Osteólise da clavícula distal

 

A articulação acromioclavicular nada mais é do que a junção da clavícula com o osso da escápula (omoplata). A clavícula, e suas articulações tem grande importância na dinâmica do ombro, pois são as únicas conexões articulares entre o ombro e o restante do esqueleto.


Podemos separar a dor da acromioclavicular em: eventos agudos traumáticos, ou seja, que se iniciaram após uma queda ou trauma, sem nenhum sintoma prévio, ou aquelas que tem início lento e com piora gradual sem nenhum evento pontual como ponto de partida.

Nesse post iremos abordar o segundo tema. Para saber mais sobre lesões agudas traumáticas da acromioclavicular, clique aqui.


Articulação Acromioclavicular
Articulação Acromioclavicular

A articulação acromioclavicular apesar da estrutura similar às grandes articulações do corpo (joelho, cotovelo, quadril, etc), possui pouco movimento (entre 5 a 8 graus) e tem na verdade, uma função de ponto de apoio ou dobradiça para a rotação da clavícula e da escápula. Sabe-se também que o processo degenerativo (desgaste) da articulação ocorre de forma bastante precoce se comparada as demais articulações do corpo, sendo encontrada em adultos jovens e bastante frequente após os 40 anos.


Muito embora a degeneração articular seja multifatorial, sabe-se que a sobrecarga dessa articulação pode acelerar o processo de degeneração. A sobrecarga pode ser causada por atividades físicas com muita carga e/ou movimentos acima da cabeça ou que usem muito o apoio do peso do corpo sobre os ombros (academia, crossfit, exercícios funcionais, calistênicos,etc), má postura, esforços repetitivos e também traumas recorrentes sobre o ombro, comuns em esportes que exijam quedas ou rolamentos (judô, jiu-jitsu, aikidô, etc).

É importante frisar que a presença da artrose ou osteoartrite da acromioclavicular é comum na população em geral e que somente quadros sintomáticos devem ser tratados, pois frequentemente essa degeneração não causa limitações ou mesmo quaisquer sintomas.

Osteoartrite acromioclavicular

Quais os sintomas da osteoartrite e/ou sobrecarga da acromioclavicular?


O principal sintoma é a dor, que pode ser localizada na região superior e anterior do ombro, podendo irradiar para face lateral do braço. Essa dor tende a piorar aos movimentos com carga acima do nível da cabeça, apoio do peso do corpo sobre o braço (flexão ou prancha), em movimentos em que o braço cruzar a frente do corpo e principalmente a noite para dormir sobre o ombro acometido.


Como é feito o diagnóstico da osteoartrite e/ou sobrecarga da acromioclavicular?


O diagnóstico é baseado em uma sintomatologia compatível, associada a dor na região da articulação acromioclavicular com piora aos testes específicos, dentre os quais a dor a compressão da articulação e dor ao cruzar o braço na frente do corpo. A radiografia é um bom exame inicial, porém devido a alta prevalência da osteoartrite da acromioclavicular na população em geral, não é um exame com grande poder diagnóstico O diagnóstico pode ser confirmado com o uso da ressonância magnética, que além da degeneração pode apresentar sinais inflamatórios na região.


Como é o tratamento da osteoartrite da acromioclavicular?


Em geral o tratamento de escolha é conservador, com diminuição dos esforços, reabilitação com fisioterapia para diminuição da inflamação e melhora da postura e mobilidade da escápula e ombro. Além disso podem ser usadas medicações anti-inflamatórias seja por via oral ou injetáveis, além de infiltrações locais. Nos casos refratários (que são a exceção) é indicada o tratamento cirúrgico.


Como é o tratamento cirúrgico da osteoartite da acromioclavicular?


O tratamento cirúrgico consiste na ressecção da parte distal da clavícula, aumentando assim o espaço entre ela e o acrômio, diminuindo o atrito e sobrecarga local. O procedimento pode ser realizado por via artroscópica ou aberta e apresenta resultados similares por ambas as técnicas, com altas taxas de sucesso.

4.956 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page