top of page
  • Foto do escritorBruno Akio R. Matsumura

Artroscopia

Atualizado: 19 de jul. de 2020


 
Modelo ilustrativo da artroscopia

A artroscopia ou cirurgia artroscópica é uma técnica que utiliza uma pequena câmera, chamada óptica e pinças especiais, para realizar procedimentos no interior das articulações e regiões ao seu redor. Popularmente e erroneamente chamada de "cirurgia a LASER", essa técnica não utiliza LASER em momento algum.


Antes do advento da técnica artroscópica as cirurgias do ombro eram realizadas por via aberta (com cortes maiores) causando assim mais dor, maior tempo de recuperação, maior sangramento, maior risco de infecção, maior tempo de hospitalização, além de cicatrizes maiores e menos estéticas. Além disso, diversas patologias e tratamentos foram descritos devido a possibilidade de uma inspeção mais minuciosa e acesso mais global da região articular, que só foi possível graças a introdução da artroscopia.

Cicatriz dos portais artroscópicos

O preparo para a cirurgia assim como a técnica anestésica raramente diferem de outras cirurgias ortopédicas do ombro , porém o acesso a articulação é feito por pequeno cortes na pele denominados portais. Através dos portais são introduzidos as pinças e a óptica que permitem a manipulação das estruturas internas . Para permitir uma melhor visualização é injetado soro fisiológico no interior da articulação. O número de portais podem variar de acordo com tipo da cirurgia, algumas necessitam de apenas 2 portais enquanto outras podem necessitar de 4 ou 5. No entanto os cortes raramente alcançam 2 cm. Dessa forma a artroscopia tornou-se a técnica de escolha para o tratamento de diversas patologias do ombro e cotovelo, permitindo cirurgias mais seguras, com menor tempo de recuperação e com melhores resultados estéticos e funcionais.

764 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page