• Bruno Akio R. Matsumura

Artrose do Ombro (Osteoartrose / Osteoartrite)

Atualizado: Jul 19


A artrose, osteoartrose ou osteoartrite é uma patologia que pode acometer qualquer

articulação. A artrose é o desgaste progressivo da cartilagem que recobre as articulações.

A cartilagem juntamente com líquido sinovial (líquido que banha e nutre a cartilagem das articulações) formam uma superfície com atrito muito baixo. Para se ter uma idéia, o atrito entre a cartilagem banhada pelo líquido sinovial é menor que o do gelo.

Na artrose o desgaste da cartilagem aumenta o atrito e assim progressivamente a articulação se desgasta gerando dor e perda de movimentos. Sabe-se atualmente que a artrose não é somente uma alteração degenerativa, mas também uma alteração inflamatória da articulação, por isso o nome mais aceito na atualidade é osteoartrite.

A artrose tem diversas causas: Pode acontecer sem nenhum motivo aparente e progressivamente, chamada artrose primária, a mais comum de todas e que acomete indivíduos após a 6a década de vida. Pode ocorrer devido a alterações inflamatórias crônicas, as chamada artrites, que podem ser causadas por doenças auto-imunes como a artrite reumatóide, ou doença metabólicas como a artrite gotosa, devido ao depósito de ácido úrico. Podem ocorrer após fraturas ou devido a morte de uma parcela do osso devido a falta de vascularização, a chamada osteonecrose ou em casos de lesões graves dos tendões do manguito rotador, a chamada artropatia do manguito rotador.

O diagnóstico da artrose é realizado clinicamente e exames adicionais auxiliam nesse diagnóstico. O RX simples do ombro geralmente é suficiente para o diagnóstico. Em casos mais iniciais a Ressonância Magnética pode auxiliar no diagnóstico.

Como é o tratamento da artrose do ombro?

O tratamento consiste antes de mais nada no controle da dor e na manutenção dos movimentos. Via de regra o tratamento conservador, não-cirúrgico, é preconizado. O tratamento conservador é baseado na reabilitação músculo-esquelética sendo a terapia medicamentosa importante, porém em menor escala. A reabilitação foca na alteração de estilo de vida, perda de peso, reeducação alimentar, atividades físicas sem impacto, melhora do alongamento e flexibilidade. Essas mudanças além de diminuir a carga sobre a articulação também diminuem o processo inflamatório o que consequentemente diminui a dor e retarda a progressão da lesão.

O tratamento medicamentoso é baseado em medicações que aliviam os sintomas, como analgésicos e antiinflamatórios, e naquelas que agem diretamente na cartilagem, os chamados condroprotetores. Os mais frequentemente utilizados são a condroitina, glicosamina e a diacereína. Além desses medicamentos, existe o ácido hialurônico que é uma droga que é injetada no interior da articulação e que por ser muito parecida ao líquido sinovial ajuda a nutrição da cartilagem, diminuição do precesso inflamatório e consequentemete diminuição dos sintomas.

Nos casos em que a artrose já está muito avançada e os sintomas não respondem satifatóriamente ao tratamento conservador, o tratamento cirúrgico deve ser considerado. Deve-se considerar para esta decisão também a idade, funcionalidade e patologias associadas.

O tratamento cirúrgico consiste na remoção e substituição da cartilagem e do osso acometido. Esse procedimento é chamado de artroplastia, ou seja a troca da articulação por uma prótese. As próteses de ombro, assim como a técnica cirúrgica tem avançado muito nas últimas décadas, proporcionando resultados cada vez mais satisfatórios tanto em relação a função do ombro quanto em relação aos sintomas.

Apesar de todas as vantagens descritas, é importante salientar que a artroplastia é um procedimento cirúrgico complexo, com riscos associados assim como complicações. Dessa forma a decisão pela cirurgia deve ser bastante discutida, bem indicada e sempre após se esgotarem outras medidas terapêuticas.

#artrite #artrose #osteoartrose #osteoartrite #artrosedoombro #desgastedoombro #artropatia

0 visualização

Dr. Bruno Akio Rodrigues Matsumura  CRM 139506  Ortopedia e Traumatologia  Cirurgia do Ombro e Cotovelo

  • Alphaville

Hospital Israelita Albert Einstein

Av. Juruá, 706 - Alphaville

Barueri

2151-5817

94050-5949

Hospital Israelita Albert Einstein

Av. Dr. Ricardo Jafet, 1600 - Vila Mariana

São Paulo

2151-8709

  • Bela Vista