top of page
  • Foto do escritorBruno Akio R. Matsumura

Então foi só uma luxação?

Atualizado: 19 de jul. de 2020


 

Essa é uma frase icônica e muito ouvida por ortopedistas de todas as áreas e geralmente está associada a traumas leves e sem fraturas. Mas afinal, o que é uma luxação??

Luxação do ombro

A luxação ao contrário do que se pensa é uma lesão muito grave. Ela consiste na perda de congruência de uma articulação, ou seja um "deslocamento" da articulação. Apesar de teoricamente poder ocorrer em qualquer articulação, a luxação é mais frequente em falanges (ossos dos dedos das mão e pés), patela e ombro.

A luxação é uma das poucas urgências/emergências ortopédicas. Isso quer dizer que ela precisa ser tratada (colocada no lugar) o mais rápido possível. O termo médico de recolocar uma articulação em sua posição original é REDUÇÃO.

Cotovelo luxado

Existem diversas técnicas de redução, mas o mais importante é que todas elas devem ser feitas por médicos e sempre que possível após uma radiografia inicial para afastar fraturas ou outras lesões associadas e uma radiografia após a redução para controle da posição da articulação. Após a redução o membro, geralmente, é imobilizado para manter a estabilidade da articulação, permitir analgesia e conforto do paciente. O tratamento definitivo depende de qual articulação foi acometida.

Mas e aquelas pancadas e traumas mais leves? Como são chamados? Os traumas mais leves e sem outras lesões associadas são conhecidos como CONTUSÃO, que nada mais é que a "pancada" que acomete a pele, subcutâneo, musculatura e eventualmente tendões e ossos, que pode causar dor local, hematomas e mesmo não sendo tão graves como uma fratura, os sintomas podem perdurar por algumas semanas. O tratamento para as contusões consiste em analgesia com uso de anti-inflamatórios, analgésicos, gelo local e repouso para a melhora dos sintomas.

647 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page