• Bruno Akio R. Matsumura

Pronação Dolorosa

Atualizado: Jul 19


A pronação dolorosa, também conhecida como "cotovelo da babá" é uma lesão bastante corriqueira na prática do ortopedista. Essa lesão ocorre exclusivamente em crianças menores de 6 anos e se trata de uma subluxação, ou seja, um deslocamento da cabeça do rádio devido a grande flexibilidade dos ligamentos na fase da infância.

Qual a causa da pronação dolorosa?

O mecanismo de lesão da pronação dolorosa é a tração da criança pelo braço. Isso pode ocorrer nos casos em que a criança é puxada pelos braços por um adulto ou em casos em que a criança perde o equilíbrio e para evitar a queda outra pessoa a segura pelo braço.

Quais os sintomas da pronação dolorosa?

Quando ocorre a pronação dolorosa, a criança inicialmente pode reclamar de dor e ficar chorosa. Após os sintomas iniciais ela assume uma posição antágica, ou seja, uma posição na qual não sente dor, na qual o cotovelo permanece esticado e com o antebraço pronado (com a palma da mão voltada para trás) e para de utilizar o membro afetado. Esse quadro é bastante assustador para os pais, pois repentinamente a criança deixa de utilizar um dos braços para quaisquer atividades.

Como é feito o diagnóstico da pronação dolorosa?

O diagnóstico é realizado baseado na história clínica e associado a um exame físico cuidadoso. Não é necessário nenhum tipo de exame adicional, nem mesmo um RX em casos em que a história é a habitual. Os exames são realizados em casos em que há duvidas quanto ao diagnóstico.

Como é o tratamento da pronação dolorosa?

O tratamento é bastante simples. Ele consiste na redução da articulação baseada em uma manobra realizada pelo médico. É importante ressaltar que essa manobra deve ser feita por um médico, preferencialmente um ortopedista. Após a redução, em poucos minutos a criança volta a movimentar o cotovelo de forma normal. Em alguns casos a inflamação local pode causar desconforto, somente nesses casos é realizada uma imobilização sintomática. na grande maioria dos casos não é necessário nenhum tipo de imobilização ou tratamento tardio.

A pronação dolorosa é uma patologia benigna e não causa sequelas a longo prazo. Um primeiro episódio não predispõem a novos episódios, porém é importante evitar o mecanismo da lesão, pois a recorrência pode ocorrer.

#pronaçãodolorosa #deslocamentodorádio #luxaçãodorádio #cotovelodababá #pulledelbow #nursemaidselbow

0 visualização

Dr. Bruno Akio Rodrigues Matsumura  CRM 139506  Ortopedia e Traumatologia  Cirurgia do Ombro e Cotovelo

  • Alphaville

Hospital Israelita Albert Einstein

Av. Juruá, 706 - Alphaville

Barueri

2151-5817

94050-5949

Hospital Israelita Albert Einstein

Av. Dr. Ricardo Jafet, 1600 - Vila Mariana

São Paulo

2151-8709

  • Bela Vista