top of page
  • Foto do escritorBruno Akio R. Matsumura

Dor no Ombro

Atualizado: 21 de jul. de 2020


 

As dores na região do ombro podem ter diversas causas. Alterações dos tendões, da articulação do ombro, da região da clavícula, escápula e até mesmo alterações da coluna cervical podem causar sintomas nessa região. Nesse post vamos conversar um pouco sobre as causas mais frequentes dessas dores, excluindo-se aquelas causadas por traumas.

Existem diversas patologias que podem acometer o ombro. Geralmente a dor inicia com intensidade leve e progride gradualmente ao longo do tempo se não tratada corretamente. Mas como toda regra sempre existem exceções.

A exceção a essa regra é uma patologia chamada de tendinite calcária, que é um depósito de cálcio nos tendões do ombro que geralmente inicia seus sintomas de forma súbita, sem nenhum motivo desencadeante e com dores de forte intensidade.

Outras patologias, mais comuns, as tendinites (inflamação dos tendões) e bursites (inflamação da bursa) do ombro iniciam com sintomas dolorosos leves e progressivos que geralmente pioram a noite, aos movimentos com o braço acima da altura do ombro (como pentear o cabelo ou alcançar um objeto no alto) e são frequentemente relacionadas a movimentos ou esforços repetidos.

Essas alterações cronicamente, associadas a alterações anatômicas da parte óssea do ombro e uma eventual fragilidade "genética" dos tendões podem causar a ruptura dos tendões do ombro, conhecida como lesão do manguito rotador.

Dor ao elevar o braço

Outra condição que também causa dores no ombro é chamada de SLAP. Esta é mais frequente em atletas (mesmo os de final de semana) e está relacionada ao movimento de rotação externa repetida que ocorre em arremessos de bola, saques de tênis, entre outros.

Além das patologias que causam somente dor, existem aquelas que causam também a perda dos movimentos do ombro. Nesse grupo encontram-se duas patologias mais comuns: A capsulite adesiva, também conhecida como ombro congelado, e a osteoartrose. A capsulite adesiva é uma doença que causa inflamação e perda progressiva dos movimentos do ombro. Ja a osteoartrose (ou osteoartrite) é uma doença de caráter mais degenerativo que "desgasta" a cartilagem que recobre a articulação, causando assim dor e diminuição da movimentação podendo acometer a articulação do ombro ou a articulação da clavícula com o acrômio.

Alterações cervicais causando dor nos ombro

Alterações da escápula ou uma desarmonia dos movimentos e da musculatura escapular também são causas de dor. Podem causar dores devido a contraturas musculares (aqueles "nózinhos" doloridos na musculatura), sobrecargas musculares e até predispor a lesões dos tendões devido ao movimento errático da escápula em relação ao ombro.

Conforme comentado previamente, lesões da coluna cervical também podem causar sintomas na região dos ombro e braços. São geralmente causadas por compressões de raízes nervosas (nervos que saem da medula espinhal) geralmente por hérnias de disco, causando dores que se iniciam na região cervical podendo irradiar para diferentes partes do membro superior a depender do nervo comprimido. O diagnóstico pode ser feito por testes especiais realizados pelo médico durante o exame fisico. Por isso independente da percepção dos sintomas é imprescindível a avaliação médica para um correto diagnóstico e introdução da terapia adequada para cada patologia.

541 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page